No mundo inteiro, as doenças ligadas a problemas de coluna atacam milhões de pessoas. Esse fato tem merecido cada vez mais a atenção dos especialista pois, de acordo com as estatísticas, essa é a segunda causa de afastamento do trabalho.
Segundo o Dr. Helio Crohmal, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a dor nas costas é um tributo que o homem paga por sua evolução para a postura ereta. O problema tem causas diversas, que vão desde a má formação genética até casos de postura que não são percebidos. O mal é que as pessoas esperam sentir dores para procurar um médico e usam analgésicos ou remédios caseiros. que agravam o problema.
Os problemas da coluna geralmente estão associados as funções que às pessoas desempenham. Com o advento da revolução industrial, as relações do homem com seus instrumentos de trabalho se modificaram de maneira drástica. São as máquinas e ferramentas inadequadas, usadas diariamente pelas pessoas, que as obrigam a fazer movimentos anormais e levam ao desequilíbrio entre os diversos componentes da coluna” – explica o Dr. Helio Crohmal. A coluna vertebral é o “eixo” do corpo. Ela é formada por 33 vértebras e dividida em três regiões: a cervical, a torácica e a sacrococcígena. Qualquer desvio dessas vértebras pode levar a cifose, desvio que causa a corcunda e provoca dores nas costas. além de outras complicações.
Posturas incorreras causam:
Cifose: Curvatura para fora, que surge no segmento torácico da coluna. É o desvio que causa a corcunda.
Lordose: Curvatura para dentro, que surge normalmente nas regiões cervical e lombar. O desvio e visto de perfil.
Escoliose: Inclinação para o lado que se consolida naturalmente, para a direita ou a esquerda. É decorrente ao desvio lateral da coluna. Dentre as deformidades da coluna essa. É a mais frequente.
Dicas para proteção de sua coluna:
Calçados: O uso de palmilhas especiais calçados pode aliviar a dor lombar através de redução de choques provocados pela vibração transmitida pelo calcanhar ao caminhar.
Calor: O calor aplicado na coluna vertebral pode aliviar a dor. Para tanto, pode-se utilizar ducha ou bolsa de água quente. O calor deve ser aplicado numa temperatura que não cause desconforto.
Dieta: Tente manter seu peso normal, pois a obesidade pode contribuir para a instalação de problemas posturais.
Levantamento de objetos: Mantenha os pés separados por uma distância aproximada de 45cm; ao se abaixar, dobre os joelhos e não as costas; mantenha o objeto mais próximo possível do corpo e levante o objeto corretamente, mesmo sendo pequeno e leve.
Autor / Fonte da notícia: Dr. Helio Crohmal / Jornal Posto Seis